Nosso objetivo será conceituar educação especial, bem como necessidades especiais, diferenciando dificuldades de aprendizagem de deficiência, uma vez que percebemos haver certa confusão nessas duas conceituações, além de algumas terminologias pertinentes à Educação Especial que vai de encontro à Inclusão.
Procuraremos ao longo desta apostila, compreender melhor as deficiências inerentes ao ser humano e analisar diferentes atitudes face às dificuldades de aprendizagem que poderão surgir em decorrência dessa deficiência e, também, levá-los a refletirem sobre algumas posturas dos educadores diante de alunos com necessidades educacionais especiais.
Lembramos que toda e qualquer criança tem o direito a uma educação que lhe permita realizar o seu máximo potencial humano, independente da sua capacidade de aprendizagem!
Público-Alvo e Objetivos
Professores (presenciais ou a distância), tutores, pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por Educação, ensino e aprendizagem.
Professores (presenciais ou a distância), tutores, pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por Educação, ensino e aprendizagem.
Conteúdo programático
Carga Horária
O curso pode ser adquirido de acordo com a carga horária de sua preferência: 30 a 280 horas.
EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONCEITOS E DEFINIÇÕES
Exclusão; Integração; Inclusão; Educação Inclusiva; Escola Inclusiva; Portador de Necessidades Especiais; Necessidades; Autismo.
A EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOS PRIMÓRDIOS AO SÉCULO XXI
No Brasil
LEIS
PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS: CLASSIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO
AS DIFERENTES NECESSIDADES ESPECIAIS
Deficiências sensoriais; Deficiência visual; Deficiência auditiva; Deficiências físicas; Deficiências mentais; Crianças superdotadas.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E OS RECURSOS EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Carga Horária
O curso pode ser adquirido de acordo com a carga horária de sua preferência: 30 a 280 horas.
Certificado
O certificado será emitido após a aprovação do aluno no curso. A carga horária emitida é a mesma escolhida durante a compra do curso.
Legalidade e classificação do curso
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.
O certificado será emitido após a aprovação do aluno no curso. A carga horária emitida é a mesma escolhida durante a compra do curso.
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.